sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Viver bem




"O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.
Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.
Digo o que penso, com esperança.
Penso no que faço, com fé.
Faço o que devo fazer, com amor.
Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois
BONDADE TAMBÉM SE APRENDE.” Cora Coralina

    A vida ensina. Vivenciamos tudo, coisas boas e ruins, que nos fazem amadurecer e crescer como seres humanos. Cora Coralina, uma escritora que admiro profundamente, nos dá uma lição em cada palavra acima. Perguntaram-na o que é viver bem. Sua resposta mostra a sabedoria de anos muito bem vividos e me fez refletir no que eu diria em seu lugar. 

   Corremos de um lado para o outro, diariamente, lutando para conseguir sobreviver neste mundo capitalista. Nos preocupamos com contas para pagar, prazos a vencer, conteúdos para estudar, coisas para comprar... e a lista continua. O que realmente importa vai ficando de lado, os laços são alargados e os anos não perdoam. Quantos arrependimentos tidos, quanto remorso por não ter dado importância ao essencial. Palavras não ditas, sorrisos escondidos, aquilo que deixamos de fazer ao próximo, tão pequeno para nós,mas de grande valor ao outro. 

   O que se vê é uma sociedade cujos integrantes são individualistas e fúteis,e o pior é que todos sabem disso. Tamanha superficialidade contrasta com as mazelas que assolam todas as camadas; vê-se um povo carente em todos os aspectos, depressivo, perdido e alienado. E nós aqui, assistindo a tudo isso e deixando o tempo passar. Preocupamo-nos apenas com o nosso umbigo, nosso trabalho, estudos, sonhos, muitas vezes utópicos, mas preferimos eles à realidade. 

     O esforço para sermos melhores não deve ser para o nosso mérito, orgulho próprio, mas sim a fim de fazer algo diferente, que cause um impacto positivo nas pessoas. Que as faça sorrir e ter vontade de melhorar também.  Isso não se aprende instantaneamente, somente lendo um texto. Aos poucos entendemos o nosso papel enquanto seres humanos.Compreender a efemeridade da vida é aproveitá-la em suas singularidades e torná-la mais aprazível e propícia ao amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário